terça-feira, 22 de abril de 2008

Folksonomia...hein?!



Não gente, isso não é um bixo, muito menos uma síndrome nova.
Folksonomia (folksonomy) é a junção de duas palavras “folk” (povo, gente) e taxonomia...putz...agora complicou...Tudo bem, vamos por partes.

Taxonomia (taxonomy) é o estudo da classificação das coisas. É o ato de dar nomes, classificar, identificar. Por exemplo, quando um cientista classifica um novo inseto, ele procura classificá-lo dentro de uma categoria já existente, baseado em uma lógica estabelecida, verifica qual família ele pertence e no fim encontra o nome mais adequado àquela espécie. Isso é taxonomia. O ato de classificar as coisas.
Muito bem, retomando: Folksonomia é uma forma de criar relações entre as coisas, de categorizar e classificar na web. Ao invéz de utilizar uma forma hierárquica e centralizada de categorização de alguma coisa, o usuário escolhe palavras-chaves (tags) para classificar a informação ou partes de informação. São muitas as aplicações que podem utilizar este tipo de classificação: Classificar suas fotos e compartilhar com amigos no Flickr taggeando cada foto que você insere no seu album, bookmarks sociais no Delicious onde você insere várias keywords (palavras-chaves) para classificar seus bookmarks, ferramentas de blogs como o WordPress, etc.

Nenhum comentário: